O que é a dança? A resposta a esta pergunta deve ser procurada no interior de tudo aquilo que existe, na exposição ao próprio real que, numa fração de segundo coloca à frente dos nossos olhos movimentos e fluxos coreográficos imperfeitos, inacabados, mas também infinitos.
Tudo dança, tudo é dança. As nossas cabeças dançam, os nossos corpos dançam em movimentos que se calhar não vemos, mas tudo é movimento, e à nossa volta, ao contrário de uma aparência estática, tudo dança. A dança não exclui absolutamente nada, nem ninguém. Pelo contrário, a dança é a capacidade de abraçar diferentes linguagens e objetos.
José Tolentino Mendonça; "O Pequeno Caminho Das Grandes Perguntas"
Neste tempo de pandemia tivemos que aprender uma nova relação com o tempo, com um abrandamento interior e uma escuta alargada. Pedir a estes jovens para dançar a partir de suas casas foi um desafio que os levou a viajar por sensações e experiências inéditas mas não menos importantes e verdadeiras. Este texto de José Tolentino Mendonça, assim como outros, pareceu-me oportuno para este momento inusitado que todos estamos a viver. Deixemo-los então dizer as suas verdades visíveis e traçar o infinito e o futuro presente.
Conceção e Coreografia: Elisabete Magalhães
Interpretação: Alunos do 10º Dança
Produção: Balleteatro
